Programação

SALA 1

9h00 – 10h30 | Sessão 1 – Internet: o mundo real vs. o mundo regulatório
O consumo de banda larga tem crescido intensamente no Brasil, impulsionado pela crescente quantidade de serviços e conteúdos audiovisuais. Como isso tem impactado as redes? Qual é o perfil dos usuários de banda larga? Quais as tendências de evolução do tráfego e como os modelos de negócio e regulatórios podem se adaptar ao perfil dos consumidores? É preciso regular a Internet? Como endereçar o anseio dos consumidores sem engessar modelos de negócios?

Painelistas:

Igor Freitas, conselheiro, Anatel
Gilberto Sotto Mayor, diretor de estratégia regulatória, América Móvil Brasil
Edmundo Matarazzo, sócio – diretor geral, Matarazzo Associados

Moderador

Samuel Possebon, Teletime News

10h30 – 11h00 | Intervalo

11h00 – 12h30 | Sessão 3 – A evolução da regulamentação audiovisual
Cinco anos após a aprovação da Lei do SeAC o mercado audiovisual segue em transformação. Como preparar o ambiente legal e regulatório para a realidade dos conteúdos sob demanda e novos modelos de negócio? Qual a razão de se regular novos serviços?

Painelistas:

Rosana Alcântara, diretora, Ancine
Marcos Bitelli, sócio, Bitelli Advogados
Ana Paula Bialer, sócia, Bialer, Falsetti & Valadares Advogados
Ricardo Castanheira, diretor geral, Motion Pictures Association
Marcelo Bechara, diretor de regulação e novas mídia, Grupo Globo

Moderador

André Mermelstein, Tela Viva News

10h30 – 11h00 | Almoço

14h00 – 15h00 | ABERTURA – A realidade da indústria e a perspectiva político/regulatória
Os números recentes de desempenho do mercado brasileiro mostram que a TV por assinatura e os serviços digitais têm mostrado resiliência e adesão às necessidades do consumidor mesmo em um cenário adverso, mas não estão imunes à recessão econômica e a medidas contracionistas, como o aumento indiscriminado de impostos e a excessiva carga regulatória. Como o setor e os agentes públicos podem reverter esse quadro e ajudar a retomada do crescimento, inclusive diante de uma nova perspectiva política? Quais mudanças positivas podem ser esperadas?

Apresentação:

Oscar Simões, presidente, ABTA
Gilberto Kassab, ministro de Ciência, Tecnologia, Comunicações e Inovações
Marcelo Calero, ministro da Cultura
Manoel Rangel, presidente, Ancine
João Rezende, presidente, Anatel

15h00 – 15h30 | Intervalo

15h30 – 17h30 | PAINEL 1 – Perspectivas para um ano de transformações
O Brasil protagoniza este ano o maior evento midiático do mundo, as Olimpíadas. A indústria de TV por assinatura e banda larga brasileira promete um show, que começa com uma grande infraestrutura de telecomunicações e TI, envolve a cobertura dos eventos com dezenas de canais em vídeo lineares e na Internet e termina com a ampliação da capacidade das operadoras para a distribuição dos conteúdos aos assinantes.Neste painel, um debate sobre os atributos únicos da indústria, a realidade do mercado frente às outras plataformas de conteúdo e a proposta de valor oferecida pela TV paga. Como se diferenciar frente aos OTTs? Qual a importância dos eventos ao vivo em TV por assinatura? Como manter os custos dos direitos esportivos sobre controle especialmente em um momento recessivo? Como retomar o crescimento de TV por assinatura?

Painelistas:

Amos Genish, presidente, Vivo
José Felix, presidente, América Móvil
Fernando Medin, VP executivo e diretor-geral, Discovery Networks Brasil e Cone Sul
Gustavo Diament, gerente geral, Turner no Brasil
Manuel Belmar, diretor de gestão, Globosat

17h30 – 18h30 | Especial “Bem, Amigos”
Aproveitando o ano olímpico, a ABTA traz uma sessão especial e ao vivo com alguns de nossos maiores atletas, falando de suas carreiras, das expectativas para os Jogos de 2016 e sua relação com a TV por assinatura.

Apresentação
Luiz Carlos Jr

Convidados
Flavio Canto
Nalbert
Raul Costa Jr

Mediadora
Joanna de Assis

SALA 2

9h00 – 10h30 | Sessão 2 – O atendimento aos usuários de serviços digitais
A oferta de múltiplos serviços digitais aos usuários e as demandas específicas geradas pelos serviços de TV, mobilidade, banda larga e voz criam uma nova dinâmica no atendimento e relacionamento com os usuários. Há uma distância entre a regulamentação e o anseio do consumidor? Porque a regulamentação não foi capaz de aumentar a satisfação dos usuários? Há outro caminho além da micro-regulamentação das práticas de atendimento? Como ficam as expectativas e possibilidades de atendimento em um ambiente convergente e não-linear? Como conciliar a regulação e os direitos do consumidor a essa nova realidade?

Painelistas:

Elisa Leonel, superintendente de relações com os consumidores, Anatel
Suzana de Toledo Barros, Instituto Brasileiro de Política de Direito do Consumidor
Ciro Kawamura, VP de qualidade e atenção ao cliente, Vivo
Celso Tonet, diretor de operações de atendimento, América Móvil Brasil

Moderador
Jonas Antunes, head de estratégia regulatória, ABTA

11h00 – 11h30 | Encontro com o regulador – Anatel

Painelista
João Rezende, presidente, Anatel

Moderador
Oscar Simões, presidente da ABTA

11h30 – 12h30 | Sessão 4 – Políticas e regulamentação para o ambiente digital
Em todo o mundo, reguladores, regulados e formuladores de política buscam novas formas de conciliar a inovação e o desenvolvimento dos mercados com formas mais eficientes de regulação. Como caminhará esse debate no Brasil? O que esperar do novo governo em termos de políticas para o novo ambiente dos serviços digitais?

Painelistas

André Borges, secretário de telecomunicações e assessor especial do ministro do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações
Oscar Petersen, diretor executivo jurídico, regulatório e institucional, América Móvil Brasil

Moderador
Samuel Possebon, Teletime News

DIA 30 DE JUNHO, QUINTA-FEIRA

Sala 1

9h00 – 10h30 | PAINEL 2 – Do set-top ao celular: como evolui o serviço de TV
A evolução dos serviços digitais e da distribuição de conteúdos audiovisuais passa por modelos que tenham valor ao consumidor final e que sejam sustentáveis economicamente para toda a cadeia, do produtor ao distribuidor. As plataformas e serviços OTT garantem essa sustentabilidade? Como evoluir os modelos tradicionais? A resposta da indústria à demanda por novas formas de consumo de conteúdos.

Apresentação

Mark Muehl, SVP de tecnologia, Comcast

Debatedor

João Mesquita, CEO, Rede Telecine
Roberto Guenzburguer, diretor de mobilidade e conteúdo, Oi
Márcio Carvalho, diretor de marketing e produtos,América Móvil Brasil

Moderador

André Mermelstein, Tela Viva News

10h30 – 11h00 | INTERVALO

11h00 – 11h45 | Encontro com o regulador – Ancine

Painelista

Manoel Rangel, presidente da Ancine

Moderador

Oscar Simões, presidente da ABTA

11h45 – 13h00 | PAINEL 3 – O futuro da TV por assinatura: ruídos e fatos
Apesar das profecias do “fim da TV” como a conhecemos, a realidade é outra. O serviço ganha relevância, a audiência cresce e a base migra para pacotes mais completos, reforçando uma cadeia de valor consolidada e saudável. Mas existem mudanças importantes na forma de fazer e consumir TV, que evolui com uma nova geração de consumidores e com as novas plataformas de consumo. Como canais e operadores se ajustam a esse novo cenário?

Debatedores

Fernando Ramos, diretor executivo, G2C
Fabia Juliasz, diretora de vídeo audience measurement, Kantar Ibope Media
Alessandra Pontes, VP de distribuição, Discovery Networks
Daniel Barros, CEO, Net Serviços

Moderador
Paulo Markun

13h00 – 14h00 | Almoço

14h00 – 15h30 | Sessão 5 – A importância da programação esportiva para a TV paga
Com o crescimento das plataformas digitais e das alternativas a conteúdos premium, os canais de programação esportiva exercem um papel essencial na estratégia das operadoras. Como vai evoluir esse mercado? Qual será o papel da programação ao vivo e dos grandes eventos na manutenção dos assinantes? Como o esporte ajuda a impulsionar o mercado?

Painelistas

Pedro Garcia, diretor de esportes, Globosat – SporTV
Leonardo César, diretor de novos projetos, Turner
German Hartenstein, ESPN
Eduardo Zebini, Fox Sports

Moderador

Samuel Possebon, Teletime News

16h00 – 17h30 | Sessão 7 Os caminhos para novos entrantes
Quais as alternativas existentes para novos provedores de serviço no mercado de TV por assinatura e quais as dificuldades práticas que estão sendo enfrentadas pelos ISPs?

Debatedores

Abraão Balbino, gerente de monitoramento das relações entre prestadoras, Anatel
Alex Jucius, diretor geral, NeoTV
Eduardo Pauletti, diretor, Multiplay
José Roberto Nogueira, diretor, Brisanet

Moderador

Samuel Possebon, Teletime News

17h30 – 19h00 | Momento Olímpico ABTA 2016
Grandes atletas nacionais falam de suas carreiras, suas expectativas para os jogos deste ano e sua participação na cobertura da TV por assinatura.

Participantes

Virna
Marcelo Negrão
Ana Moser (Vôlei)
Diogo Silva (Taekwondo)

Moderador

Elia Jr., Bandsports

Sala 2

14h00 – 15h30 | Sessão 6 – Programação na era da ultra segmentação
Para onde caminham os diferentes segmentos de programação diante da multiplicidade de plataformas, das audiências mais fragmentadas e exigentes e dos conteúdos sob demanda. A importância do branding e da força das marcas na percepção dos assinantes. Como destacar o conteúdo em meio a tantas ofertas.

Apresentação
Beatriz Mello, diretora de pesquis da Discovery

Painelistas
Natália Julião, diretora SR de programação, Viacom
Julio Worcman, diretor, Canal Curta!
Marcelo Pacheco, diretor de negócios, Facebook
Fred Muller, diretor executivo comercial, Globosat

Moderador
André Mermelstein, Tela Viva News

15h30 – 16h00 | Intervalo

16h00 – 17h30 | Sessão 8 – O novo momento da produção nacional
Passados cinco anos da entrada em vigor das cotas, a produção nacional faz parte hoje da rotina do assinante. O mercado se profissionalizou e muitos conteúdos passaram a ter papel estratégico nas grades. Para onde evoluirá esta produção? O que falta afinar nos mecanismos de financiamento e na relação entre canais e produtoras? O que buscam agora os canais?

Painelistas
Tiago Mello, produtor executivo, Boutique Filmes
Daniela Mignani, diretora, GNT
Tereza Trautmann, CinebrasilTV
João Daniel Tikhomiroff, sócio diretor, Mixer
Daniela Vieira, diretora sênior de conteúdo do núcleo de canais infantis, Turner Brasil

Moderador
Gilberto Toscano, CQS Advogados

DIA 1º DE JULHO, SEXTA-FEIRA

SALA 1

9h00 – 10h30 | PAINEL 4 – O valor dos serviços digitais ao consumidor
A oferta de serviços digitais, de uma programação variada e de pacotes de valor com banda larga e serviços móveis têm dado ao consumidor uma opção para enfrentar as restrições econômicas. O que quer o consumidor? Apenas os modelos tradicionais serão suficientes? O que faz a diferença quando o orçamento é limitado e surgem novas alternativas de acesso a conteúdos?

Apresentação:
Maurício de Almeida Prado, Consultoria Plano CDE

Debate:
Ariel Dascal, diretor de inovação digital, Oi
Alberto Pecegueiro, diretor geral, Globosat
Rodrigo Schuch Wegmann da Silva, Algar
Rodrigo Marques, diretor executivo de estratégia e operação, América Móvil Brasil

Moderador
Samuel Possebon, Teletime News

10h30 – 11h00 | Intervalo

11h00 – 12h30 | Sessão 9 – Abraçando a realidade on-demand e everywhere
A TV por assinatura reagiu rapidamente às mudanças nos hábitos de consumo de vídeo e oferece hoje uma variedade de serviços em múltiplas plataformas. Qual tem sido a resposta do consumidor? Qual o papel destas plataformas para evitar o churn? Qual o futuro das ofertas OTT das empresas tradicionais do setor.

Painelistas
Guilherme Saraiva, diretor de tecnologia, Telecine
Renata Policício, ESPN
Fabio Lima, diretor, Sofá Digital
Fernando Magalhães, diretor de programação, América Móvil Brasil

Moderador
André Mermelstein, Tela Viva News

Sala 2

11h00 – 12h30 | Sessão 10 – O que aconteceu com a classe C?
Depois de vários anos surfando na onda de uma nova leva de consumidores, a TV por assinatura e os serviços digitais precisam refazer suas estratégias para enfrentar um mercado desafiador e de recessão. Como operadores e programadores estão se ajustando à nova realidade?

Painelistas:
Cláudia Viegas, consultora, LCA Consultoria
Ermindo Cecchetto, diretor de produtos residencial e convergência, Oi
André Guerreiro, diretor de inteligência de mercado, América Móvil Brasil

Moderador
Samuel Possebon, Teletime News

*Sujeito a alterações de nomes e horários.